Palestra Oficial com o Presidente da Academia De Letras, Sr. Cícero Sandroni


O Presidente da Academia Brasileira de Letras Cícero Sandroni proferiu a conferência oficial "Euclides da Cunha jornalista" na 97.ª Semana Euclidiana com o tema : Euclides da Cunha e São José do Rio Pardo na noite de 09 de outubro. O salão verde do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro ficou lotado, contando com a presença de Maratonistas, autoridades do Executivo e Legislativo, membros do Conselho Euclidiano, Faculdade Euclides da Cunha, Unip (campus Rio Pardo), professores e demais convidados.
“Neste ano tão importante, o qual se comemora o Centenário de Euclides, não poderia deixar de citar a imensa e significativa contribuição deste escritor para a Academia.”, esta foi a frase que ele utilizou para iniciar sua palestras. No decorrer de seu discurso Cícero Augusto Ribeiro Sandroni deixou claro que “Inclusive, a ABL está promovendo um ciclo euclidiano, com exposições, en Neste ano tão importante, o qual se comemora o Centenário de Euclides, não poderia deixar de citar a imensa e significativa contribuição deste escritor para a Academia. Inclusive, a ABL está promovendo um ciclo euclidiano, com exposições, enfim, atividades que coloquem em destaque o escritor”fim, atividades que coloquem em destaque o escritor” e relembrou a todos o valor da obra Os Sertões: “Esta obra retrata tão fielmente o sofrimento e a luta de um povo que vivia fora da realidade do Brasil que transpôs épocas e, continua tão real em pleno século XXI. Euclides foi realmente um gênio literário, pois colocou todo sentimento, inclusive de denúncia, naquelas páginas com um estilo único, uma escrita artística, a qual o fez ser reconhecido mundialmente. Em apenas uma palavra, diria que Euclides da Cunha foi, antes de tudo, um Brasileiro!”.
Para finalizar a noite o presidente da ABL em reconhecimento ao valor agregado no evento promovido pela cidade todos os ano, presenteou a Semana Euclidiana com a promessa de um auxilio em dinheiro para a premiação dos vencedores da Maratona.
João Luis Cunha, presidente da cidade, utilizou as seguintes palavras para resumir o evento deste ano: “E isso não porque foi realizada fora de época, mas porque cumprimos com o dever cívico para com o movimento euclidiano, na total reverência à memória de nosso querido Euclides da Cunha”.

Você também poderá gostar...

2leep.com