QUAL FACULDADE FAZER?

Escolher o futuro é algo complicado e acho que assim como eu a maioria dos jovens vêem a escolha do curso e faculdade como a escolha do futuro que vamos viver.
São tantas opções e somos tão jovens para isso que muitos travam na hora de decidir.
Quer saber um pouquinho sobre minha escolha e como foi?
Então vemmmm....

Depois de algumas pancadas da vida eu decidi me levantar e voltar a estudar, concluí o Ensino Médio em junho de 2009 pelo EJA e naquele momento eu já não queria mais fazer a faculdade dos sonhos e sim apenas fazer uma graduação, conseguir um estágio e depois ter como trabalhar, ganhar meu dinheiro e me manter.
Então, na hora de escolher eu apenas pesquisei qual eram as opções de bolsas e não de cursos. Descobri que existia o PROUNI e a ESCOLA DA FAMÍLIA de opções de bolsas aqui na minha cidade na UNIP e logo fui ler mais sobre os dois...
Acabei então escolhendo o Curso de Letras e explicarei mais sobre essa escolha em outro post
Mas nem sempre foi assim, quando criança eu sohava ser Dentista ou Executiva, mesmo sem saber exatamente o que significava ser executiva srrsr
No entando durante o Ensino Médio, por causa dos Testes Vocacionais e pesquisas eu comecei a querer cursar Psicologia ou Direito e juro que até hoje ainda tenho isso na cabeça de um dia cursar um dos dois, quem sabe como segunda e terceira graduação kkkkkkkkkk

Mas, como escolher o curso certo?


É a duvida parece que nunca acaba, tenho 25 anos, formada em Administração e não sei ainda se estou 100% contente, pois sou muito curiosa e por mim estudaria um pouquinho de tudo kkkk
Analisando, hoje vejo que a vontade de ser Dentista para mim era algo Mega, tipo Rica e nem sei porque eu tinha esta visão, mas desisti da escolha quando descobri o valor do curso e a grde que estudava no curso de Odontologia.
Psicologia e Direito eu tenho curiosidade, mas não sei se me vejo trabalhando com isso na verdade.
Mas Administração eu vecomo sempre tive aptidão!
Desde meus 12 anos eu comecei a assistir programas sobre vendas, negocios, ir a cursos do Sebrae e palestras, pois eu era apaixonada pelo mundo de epreendedorismo.
Acho que qualquer outro curso ecolhido não seria algo tão leve e gratificante de estudar, pois se desde adolescente eu já vivia dentro deste meio então significa que amo isso por natureza.
Fica aqui uma grande dica, se você se identifica com algo a anos, porque quebrar a cabeça?

Como Confúcio disse: 

“ Trabalhe com aquilo que gosta 

e não terá que trabalhar um dia sequer na vida” 


Isso é uma grande Verdade! Não vejo administração como algo trabalhoso e sim como uma grande aventura a cada dia. Amo o curso que escolhi pois na verdade ele me escolheu bem antes de eu imaginar cursar uma faculdade.
Se existe algio que flui naturalmente na sua vida e do qual você pesquisa por curiosidade apenas, não tenha duvida esse vai ser o trabalho mais gratificante que você poderá ter.
Não digo que se escolher outro não poderá se dar bem, claro que pode, afinal seja qual for a escolha se você realmente se entregar, se dedicar e estudar com afinco você poderá ser um excelente profissional na sua área, mas nunca será um apaixonado louco por sua profissão.
Existem pessoas que como eu quando estão trabalhando não vêem a hora passar, não "desligam" do que fazem por puro gosto, curiosidade, vontade de aprender mais e ter mais e mais experiencias. Isso se chama Paixão e é tão natural que se não tomarmos cuidados nos esgotamos mentalmente.

Testes Vocacionais ajudam na escolha do Curso certo?

Sim, ajudam bastante, temos uma grande quantidade de jovens que cresceram sem nenhum tipo de preocupação e por isso não sabem nem em sonho em que querem tranalhar pois suas visão se resumem em Internet, Moda, Jogos etc
Não estou dizendo mal dessa galera, são resultado apenas de uma época que estamos vivendo onde os pais querem dar tudo que não tiveram e isso é lindo, se não fosse o fato que a falta de contato com o "mundo" real faz com que não tenham noção do que fazer e muitos escolheram o futuro através de dicas dos outros e não de uma opinião própria. E nem sempre as pessoas falam a verdade, pois em quas tudo que lemos existe marketing oculto e sabemos disso.
Então posso dizer que os testes vocacionais podem sim ajudar muito, mas acredite voc~e pode influenciar o resultado desses testes então saiba como fazê-los e se possivel faça-os com acompanhamento de uma psicologa pois ai sim acredito ser um resultado mais confiável do que os testes na internet.
Caso não tenha como fazer com um profissional ficam aqui algumas dicas:

Como Fazer Teste Vocacional

* Esvasie a sua mente antes de fazer o teste
* Resonda a primeira coisa que vier a sua mente pois as respostas do seu subconciente são bem mais verdadeiras do que as suas opiniões, acredite!
* Não responda o que acha ser melhor ou certo, não existe certo e errado, são apenas opções que existem e ponto, todos são certo
* Não coma antes de saber o que é, pesquise sobre a profissão do resuldade e se possivel acompanhe o dia a dia de alguém da área
* Não se esqueça que profissões novas podem dar grandes resultados financeiros lá na frente, mas também podem sumir, então veja se é algo que quer mesmo fazer.
* Não escolha apenas pelo Status da Profissão ou salário!

Então é isso, espero ajudar alguém com meu relato e dicas ;)

Bjussss

Você também poderá gostar...

2leep.com